terça-feira, 17 de junho de 2014

Anabolismo e Catabolismo – A Construção e a Destruição

 

Primeiramente para vocês entenderem melhor irei explicar o que é catabolismo e anabolismo.

Catabolismo é o ato de o metabolismo degradar nutrientes a fim de produzir energia.

Anabolismo é o ato de o metabolismo degradar nutrientes a fim de produzir matéria.

Para vivermos, a todo o momento nosso corpo está catabolizando para produzir energia, é esse ato que não nos permite morrer, se o corpo parasse de catabolizar todas as reações do corpo pausariam e assim nos levaria a morte. Porém o catabolismo trabalha em BAIXA energia, produzindo tudo o que ele encontra em energia para o corpo, deve-se lembrar de que mesmo dormindo estamos gastando calorias, temos órgãos funcionando, sangue correndo, enzimas trabalhando e tudo isso custa caloria. Já quando a energia esta alta, mais forte, o corpo trabalha melhor e anabólico, conseguindo construir material celular, tecido muscular e as outras diversas construções do corpo. Mas como chegar ao anabolismo? Como fazer para que o corpo trabalhe em ALTA ENERGIA E A TODO VAPOR?

A resposta é muito simples: Comendo de 3 em 3 horas. É devido a essa importância que devemos nos alimentar em período curto, chegando a ter muitas refeições por dias. Quando você ingere Carboidratos, proteínas e gorduras boas o corpo pode selecionar com o que vai trabalhar dando a cada nutriente sua REAL FUNÇÃO, como se fosse um ESTOQUE. Se a cada 3 horas você está renovando seus nutrientes tudo vai trabalhar por completo, o carboidrato terá sua função de energia, as proteínas de reparação tecidual, produção enzimática e hormonal e as gorduras boas para a produção de colesterol e transporte de vitaminas e algumas proteínas.

Agora se você não se alimentar em pequenos intervalos tudo será degradado a fim gerar energia, para evitar que seu corpo morra por falta de calorias, como se tudo estivesse indo para a lareira sem os verdadeiros valores e sendo impossível a construção de mais massa muscular, então o catabolismo seria o vilão e o anabolismo o mocinho? Não, nenhum é melhor que o outro, porém para nós, que visamos saúde e estética manter o anabolismo é essencial! Bom agora que já foram devidamente apresentados vamos ao que interessa MANTER O ANABOLISMO!

Como dito a cima para manter o Anabolismo é preciso RENOVAR os estoques de nutrientes, assim dando menores porções de alimentos em menores intervalos, vou citar um exemplo de uma rotina de um Não-atleta (praticante de musculação comum que visa apenas o aumento da massa corporal.) Vamos supor que ele trabalhe sentado, em um escritório e treina a noite, seu gasto calórico durante o trabalho é curto, devido ele não se esforçar tanto, assim suas refeições terão menores porções com o intuito de manter o anabolismo, já se fosse uma pessoa que trabalhasse empacotando mercadorias em uma fabrica, onde há mais esforço e maior gasto de calorias, suas refeições seriam maiores comparadas ao serviço do escritório. E para esse tipo de atividades onde você não consegue parar para comer, encaixamos os suplementos, onde em uma ingestão rápida você consegue manter o estado anabólico.

Assim se você quer aumentar sua massa muscular, ou mesmo queimar gordura, deve se adequar a uma alimentação mais regrada, com refeições de no máximo 3 em 3 horas. Para que seus nutrientes realizem suas REAIS FUNÇÕES, lembre-se que todas as refeições devem conter carboidratos, proteínas e gorduras boas e assim não há motivos para você não crescer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário