quarta-feira, 25 de junho de 2014

A fosfatidilserina +TESTOSTERONA

A fosfatidilserina melhora a resposta hormonal do organismo ao treino. Homens a quem foi administrada uma dose de 600mg durante 10 dias seguidos, produziram mais testosterona e menos cortisol do que homens que ingeriram a fosfatidilserina após 50 minutos de exercício. Esta foi a conclusão a que chegaram os investigadores da Universidade do Mississipi chegaram após realizarem uma experiência com 10 homens saudáveis. Os voluntários tinham de fazer ciclismo 50 minutos algumas vezes, e também realizaram 5 séries de três minutos. Cada série começava com um nível de esforço moderado – cerca de 65% de VO2max – e terminava com uma intensidade de 85%. Os investigadores mediram a concentração do cortisol, testosterona, lactato e hormona de crescimento no sangue dos voluntários antes e depois do exercício. Durante uma das sessões os homens tomaram fosfatidilserina e durante a outra sessão tomaram um placebo. A fosfatidilserina encontra-se nas membranas das células. Quanto ingerida em forma de suplemento, melhora a função dos receptores e a resistência ao stress. Não se sabe qual o mecanismo através do qual exerce os seus efeitos, mas estudos em pequena escala realizados em humanos, demonstraram que a fosfatidilserina baixa os níveis de concentração de cortisol após o exercício e exposição ao stress. Essa foi a lógica por detrás da investigação de que estamos a falar aqui. Os investigadores pretendiam descobrir se podiam melhorar a resposta hormonal ao exercício, utilizando um simples suplemento.
Afinal de contas, menos cortisol e mais testosterona, significa progresso.Os investigadores tiveram sorte. O suplemento reduziu a produção de cortisol, tal como demonstra a figura abaixo.
Imagem
O Suplemento também aumentou a Testosterona
Imagem
Os cientistas do desporto utilizam com frequência o rácio entre cortisol e testosterona como um indicador que representa a facilidade com que o organismo desenvolve musculo. É por isso que alguns cientistas do desporto aconselham a realizar o treino de força no final da tarde, já que nessa altura do dia os níveis de tesosterona podem estar um pouco mais elevados nessa altura do dia, mas os níveis de cortisol estão radicalmente mais baixos nessa altura. A figura abaixo demonstra como o rácio de cortisol-testosterona mudou como resultado da ingestão do suplemento. A barra preta representa o grupo que tomou a fosfatidilserina.
Imagem
A figura na esquerda mostra o efeito na quantidade total de testosterona no sangue durante a experiência. A barra preta representa o grupo que tomou a fosfatidilserina, e a quantidade total de testosterona aumentou por 35% neste grupo. A figura do meio mostra o efeito na quantidade total de cortisol, que é 35% mais baixo no grupo da fosfatidilserina. O rácio entre as duas hormonas aumentou em 180% pelo menos. Os investigadores não encontraram nenhum efeito na concentração de lactato no sangue, e estatisticamente falando, a fosfatidilserina não teve efeitos significativos nos níveis de hormona de crescimento. Mas, olhando para a curva do gráfico, está perdoado se pensar de forma diferente. Ora bem, não se pode ter tudo.
Imagem
A fosfatidilserina encontra-se na lecitina, mas teria de tomar quantidades gigantes de lecitina para conseguir chegar á dose usada pelos investigadores. 100 gramas de lecitina contem cerca de 15 mgs de fosfolípidos, e apenas uma pequena quantidade deles são constituídos pela fosfatidilserina.
Referencias:
http://www.ncbi.nlm....ertype=abstract
http://www.ergo-log....idylserine.html
Fonte:
http://www.musculaca...sfatidilserina/

Nenhum comentário:

Postar um comentário